fbpx

Dino enfrentará barreiras caso seja realmente indicado ao STF, avalia especialista

O presidente Lula deve indicar o ministro antes de embarcar em uma nova viagem internacional
Dino enfrentará barreiras caso seja indicado para vaga no STF
Foto: Reprodução

Compartilhe

As especulações de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anuncie o nome de seus indicados para o Supremo Tribunal Federal e para o comando da Procuradoria Geral da República nesta segunda-feira (27), antes de embarcar para uma viagem que fará no exterior por 8 dias, são grandes. Ao que tudo indica, a escolha de Lula para o STF é o atual ministro da justiça, Flávio Dino. Paulo Gonet deve ter indicação para a Procuradoria-Geral da República.

Para o cientista político André César, o movimento de Lula na escolha de Dino é surpreendente. “O Dino não deveria deixar a Justiça, ele é mais importante na justiça do que no Supremo”, avaliou.

Leia também:  Lideranças brasileiras recolhem assinaturas contra censura

O cientista destaca que o atual ministro deve passar por uma longa e jamais presenciada, sabatina na Comissão de Constituição e Justiça. “Ele vai enfrentar muitas coisas, muitos problemas durante a sabatina. Tem poucos amigos, não vai ser fácil ele passar na CCJ assim como no Plenário”, afirma André.

Como chegaria ao STF?

Se realmente for indicado, Dino deve ser aprovado pela CCJ, e em seguida vai ao plenário da Casa Alta, onde precisará do apoio de pelo menos 41 senadores. O que na visão do especialista é um momento delicado, uma vez que o mesmo construiu barreiras que podem causar problemas com os demais membros.

Vale ressaltar que anteriormente, o Ministro da Justiça já se mostrou resistente aos demais poderes ao ceder imagens do MJSP nos atos do 8 de janeiro de 2023.

Leia também:  Moraes arquiva investigação contra Bolsonaro por dormir em embaixada

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?