fbpx

Setor de serviços prestados cresce em junho, afirma IBGE

Três das cinco atividades investigadas pela pesquisa cresceram em junho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), informou nesta quinta-feira (11) que o setor de serviços prestados subiu 0,2% em junho ante maio. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços. Em junho, o resultado do indicador foi revisto de +0,9% para +1,4%.

Com isso, o setor de serviços opera 12,1% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. 1,5% abaixo do ápice da série histórica do IBGE, atingido em dezembro do ano passado.

Dezesseis unidades da federação acompanharam o resultado positivo do país em junho na comparação com o mês anterior. Entre elas, os maiores impactos vieram de São Paulo (0,3%) e do Paraná (1,9%), seguidos por Distrito Federal (2,9%) e Minas Gerais (0,9%). Já a principal contribuição negativa veio do Rio de Janeiro (-2,4%).

Ao comparar junho de 2023 com o mesmo período do ano anterior, a pesquisa mostrou que o segmento de transportes, serviços complementares ao transporte e correio apresentou um crescimento de 4,7%, contribuindo majoritariamente para o resultado positivo geral.

Esse avanço está ligado, sobretudo, à elevação da receita de empresas nos setores de transporte rodoviário de carga, transporte aéreo de passageiros, armazenagem, transporte fluvial de carga e suporte marítimo e portuário.

Compartilhe essa notícia:

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?