O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou neste domingo (17), em cadeia nacional de televisão, o fim do estado conhecido como “Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional”.[1]
O quadro havia sido rotulado desde o início da pandemia. Atualmente, a Covid-19 está em uma fase de baixa de infecções e mortes.
Queiroga afirmou que nos próximos dias haverá um “ato normativo” com as regras sobre o processo e que “mais de 73% da população completou o esquema vacinal”.
Na avaliação do ministro, a melhoria do quadro se dá em decorrência “da melhora do cenário epidemiológico, à ampla cobertura vacinal da população e à capacidade de assistência do SUS”.
Queroga destacou, contudo, que a medida não significa “o fim da Covid-19”.
“Continuaremos a conviver com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros em total respeito à Constituição Federal”, afirmou.
Assista, abaixo, ao pronunciamento na íntegra:
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.