Uma nova pesquisa de opinião divulgada pelo “PoderData”, instituto de pesquisa do site “Poder360”, indica crescimento no apoio popular ao modelo de voto impresso integrado às urnas eletrônicas. [1]
De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 19 e 21 de julho e feito por meio de 2.500 entrevistas por telefone, 46% dos brasileiros agora são favoráveis ao novo modelo, enquanto que 40% se dizem contrários. 14% não souberam ou não quiseram responder.
A mesma pesquisa havia sido feita em maio pelo instituto e o resultado havia sido o inverso, com a maioria dos entrevistados sendo contrária à mudanças.
Ainda segundo a pesquisa, o modelo com voto impresso encontra maior popularidade entre o nível de escolaridade mais baixo (ensino fundamental) e nas regiões Sul (59% a 36%), Sudeste (42% a 37%) e Nordeste (56% a 42%).
Uma das hipóteses para a mudança do quadro geral da opinião pública pode ser a grande e insistente divulgação feita pelo presidente Jair Bolsonaro em defesa da reformulação do sistema com o que ele chama de “voto auditável”.
A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.