fbpx
PUBLICIDADE

Pesquisa de opinião indica nova tendência sobre voto impresso

Levantamento feito pelo site Poder360 indica que, pela primeira vez, mais brasileiros apoiam a instituição do voto impresso em paralelo com o voto eletrônico do que desaprovam
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
PUBLICIDADE

Uma nova pesquisa de opinião divulgada pelo “PoderData”, instituto de pesquisa do site “Poder360”, indica crescimento no apoio popular ao modelo de voto impresso integrado às urnas eletrônicas. [1]

PUBLICIDADE

De acordo com o levantamento, realizado entre os dias 19 e 21 de julho e feito por meio de 2.500 entrevistas por telefone, 46% dos brasileiros agora são favoráveis ao novo modelo, enquanto que 40% se dizem contrários. 14% não souberam ou não quiseram responder.

A mesma pesquisa havia sido feita em maio pelo instituto e o resultado havia sido o inverso, com a maioria dos entrevistados sendo contrária à mudanças.

PUBLICIDADE

Ainda segundo a pesquisa, o modelo com  voto impresso encontra maior popularidade entre o nível de escolaridade mais baixo (ensino fundamental)  e nas regiões Sul (59% a 36%), Sudeste (42% a 37%) e Nordeste (56% a 42%).

Uma das hipóteses para a mudança do quadro geral da opinião pública pode ser a grande e insistente divulgação feita pelo presidente Jair Bolsonaro em defesa da reformulação do sistema com o que ele chama de “voto auditável”.

A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Compartilhe essa notícia:

Leu até aqui? Siga nas redes!

MARCAS APOIADORAS

O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…

mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.

Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição mensal, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.

Colunas mais recentes

Assine o Boletim da Liberdade e receba todas as segundas-feiras a coluna Panorama