fbpx

Bolsonaro oficializa nomeação de André Mendonça para o Supremo

Mendonça é mestre e doutor pela Universidade de Salamanca e, além de Direito, tem formação em Teologia, tendo atuado como pastor da Igreja Presbiteriana
André Mendonça, de gravata preta, entre os ministros Gilmar Mendes e Dias Toffoli, do STF; na ocasião, Mendonça assumia o Ministério da Justiça (Foto: Marcello Casal Jr. Agência Brasil)

Compartilhe

Em ofício datado na última segunda-feira (12) e publicado nesta terça (13), o presidente Jair Bolsonaro oficializou a nomeação do Advogado-Geral da União, André Mendonça, para o Supremo Tribunal Federal.

O jurista assumirá a vaga aberta com a saída do ministro Marco Aurélio Mello, aposentado compulsoriamente nesta segunda-feira (12) ao completar 75 anos.

Desde a última semana, a indicação já estava praticamente confirmada após Bolsonaro anunciar, em reunião com ministros, a decisão. O nome de Mendonça, por outro lado, vinha sendo especulado desde o início do governo.

Pastor da Igreja Presbiteriana e também formado em teologia, André Mendonça preenche a vaga do “terrivelmente evangélico” à corte – característica que havia sido prometida para apoiadores a uma de suas duas indicações previstas para o STF.

Leia também:  "Não resolve", diz Flávio Bolsonaro sobre impeachment de Moraes

Formado em Direito pelo Instituição Toledo de Ensino, no interior de São Paulo, Mendonça é também mestre e doutor pela Universidade de Salamanca. Sua dissertação de mestrado abordou o tema da corrupção. Na advocacia, atuou na carreira de advogado da União. No governo, foi também Ministro da Justiça, tendo substituído o ex-ministro Sérgio Moro.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?