Um conjunto de vereadores de Belo Horizonte (MG) lançou uma iniciativa que pode servir de referência para as casas legislativas do país: um portal para que os próprios cidadãos relatem seus problemas com a burocracia na cidade.
Iniciativa da Comissão de Desburocratização do Setor Econômico, presidida pelo vereador Irlan Melo (PSD) e com relatoria da vereadora Marcela Trópia (NOVO), o grupo tem um plano de trabalho que prevê a identificação de problemas, o estudo deles pelos próprios vereadores e a formulação de uma série de soluções para o município.
O edital ficará aberto até o dia 19 de abril. Por meio do portal DesburocraBH, o cidadão tem acesso a um formulário “com o objetivo de captar problemas” em que deve fazer, com o máximo de detalhes, suas críticas e queixas.
“Reduzir burocracia é um trabalho silencioso, mas que gera muito impacto na vida do cidadão que sofre diariamente com o peso do Estado nas suas costas. Por isso, combater o excesso de burocracia é tão importante, especialmente num momento de crise econômica provocada pela pandemia”, afirma Trópia em comunicado à imprensa.
De acordo com o projeto, as soluções a serem tomadas podem girar, por exemplo, em torno de projetos de leis ou outras proposições legislativas, sugestões ou indicações para o Poder Executivo, encaminhamentos para outros entes da federação e até o lançamento de campanhas de conscientização.
Obrigado por ter lido até aqui.
O Boletim da Liberdade tem um propósito: reportar diariamente fatos sobre a liberdade no Brasil e no mundo…
…mas nós precisamos da sua ajuda para continuar esse trabalho.
Se você consome e aprecia nosso conteúdo, considere fazer uma assinatura. Com a sua contribuição, você ajuda a manter o site no ar (os custos são realmente altos) e ainda possibilita o nosso crescimento. Além disso, recebe benefícios exclusivos. Temos vários projetos na mesa que só serão viabilizados com maior quantidade de assinantes. Saiba mais e assine agora mesmo.