fbpx

USP fará grande evento para debater a direita brasileira em novembro

Estudiosos, pesquisadores e interessados poderão participar de grupos de trabalho ou assistir mesas redondas que debaterão o tema sob diversas perspectivas

Compartilhe

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Departamento de Ciência Política da USP promoverá nos dias 8, 9 e 10 de novembro o “1º Simpósio Direitas Brasileiras – Da Redemocratização ao Governo Temer”. O encontro será sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Cidade Universitária da USP, em São Paulo.

De viés claramente acadêmico, o objetivo da iniciativa é “reunir e discutir pesquisas empíricas sobre a atuação de atores políticos de direita no país, liberais e conservadores, desde a redemocratização até os dias atuais, admitindo também trabalhos em perspectiva comparada com outros países”.

Até o dia 20 de agosto, acadêmicos que estudam o assunto poderão submeter seus trabalhos para uma comissão avaliadora. Os trabalhos inscritos poderão ser selecionados para se apresentarem em grupos de trabalhos temáticos, entre eles “ideologias e intelectuais”, “think tanks e organizações civis” e “mídias, opinião púbica e redes sociais”.

O simpósio também contará com mesas redondas que serão formadas por especialistas convidados. O objetivo, segundo a organização, será “promover reflexões mais amplas tendo em vista tópicos que atravessam os temas dos trabalhos a serem apresentados”.

“Nossa ideia é que os pesquisadores participantes tenham a oportunidade de poder debater seus trabalhos com especialistas, conhecer outras pesquisas e criar redes que fomentem a produção e a divulgação científica de mais trabalhos sobre o assunto”, revela Camila Rocha, pesquisadora da USP e uma das organizadoras do evento ao Boletim da Liberdade.

Ela, que tem se dedicado há algum tempo a estudar os think tanks liberais, afirma que a direita brasileira já vinha sendo tema de estudos e debates em diversas mesas temáticas em eventos diferentes, mas que havia uma demanda para um evento maior e formal. “Formei uma comissão organizadora com mais três colegas que tinham interesse em organizar o evento comigo, inscrevemos a proposta do Simpósio em um edital do Departamento de Ciência Política da USP, onde realizo minha pesquisa de doutorado, e também enviamos para uma agência de pesquisa. Logo que o Departamento de Ciência Política aprovou o financiamento nós demos início à organização do evento propriamente dito”.

Ainda segundo Rocha, embora haja um viés mais acadêmico, qualquer um que queira poderá assistir ao encontro. “O Simpósio é público e gratuito, de modo que é aberto a qualquer pessoa que tiver interesse em acompanhar as discussões”

★ ★ ★

Nome: 1º Simpósio Direitas Brasileiras – Da Redemocratização ao Governo Temer

Dia: 8, 9 e 10 de novembro de 2017

Organizador: Departamento de Ciência Política da USP

Endereço: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, situada na Av. Professor Luciano Gualberto, 315 – Cidade Universitária, São Paulo, SP

 

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?