fbpx

Divulgada a programação do 30º Fórum da Liberdade; João Dória abre o evento

O prefeito de São Paulo fará a palestra inaugural do tradicional congresso, que incluirá ainda Luiz Felipe Pondé, Fernando Holiday, Fabio Ostermann e muitos outros
(Foto: Reprodução / Black Card)
(Foto: Divulgação / IEE)
(Foto: Divulgação / IEE)

O tradicional evento do Instituto de Estudos Empresariais, o Fórum da Liberdade, já em sua trigésima edição, teve sua programação completa enfim divulgada no site oficial – embora ainda sujeita a alterações. O evento será nos dias 10 e 11 de abril, na PUCRS.

O tema do Fórum nesta edição especial é O porvir da democracia. O texto de apresentação propõe uma reflexão minuciosa sobre a própria natureza do conceito de democracia, as contradições internas que se manifestam nesse tipo de regime, a importância dos sistemas de pesos e contrapesos próprios às doutrinas clássicas do liberalismo e o seu nível de consolidação no mundo contemporâneo. Também sugere uma análise das forças que ainda hoje poderiam ser capazes de minar a vitalidade democrática.

Programação da segunda-feira

(Foto: Reprodução / Black Card)
(Foto: Reprodução / Black Card)

No primeiro dia, o evento terá início às 15h, com uma palestra inaugural feita pelo atual prefeito de São Paulo, João Dória, do PSDB, cuja liderança vem chamando a atenção do país e que vem defendendo a realização de privatizações. Às 16h, ocorre a solenidade de abertura, seguida, às 17h30, de um debate sobre as Perspectivas para o Brasil, com a participação de Eduardo Giannetti, PhD em economia pela universidade de Cambridge, e Pedro Malan, presidente do Conselho Consultivo Internacional do Itaú Unibanco.

Leia também:  Ainda não é tarde demais

A segunda-feira encerra com dois painéis. Um deles, às 19h, apresentado por Paulo Fuchs, vice-presidente do IEE, será palco do lançamento dos projetos Unconference e Ideias para o Brasil. Como noticiamos neste Boletim, o Unconference será um projeto que abrirá espaço para empreendimentos se apresentarem e buscarem eventuais redes de auxílio e relacionamento.

Finalmente, às 19h15, com o tema Novos Tempos, falarão o diretor executivo da Fundação Educacional do Partido Social Liberal, Fábio Ostermann; o vereador de São Paulo pelo DEM e coordenador do MBL, Fernando Holiday, e o jornalista do Grupo RBS, Luciano Potter.

Programação da terça-feira

O segundo dia de Fórum começará cedo, às 9h30, com o tema Empreender, Criar e Inovar. A mesa é composta por Felipe Camozzato, vereador de Porto Alegre eleito pelo Partido NOVO; Marília Rocca, diretora geral da Ticket Benefícios, grupo Edenred; e Tom Palmer, vice-presidente de Programas Internacionais da Atlas Network, além de diretor do Centro para Promoção de Direitos Humanos e da Cato University. Ao final, às 11h, será lançado um livro, intitulado Pensamentos Liberais.

Leia também:  O liberalismo pulsa nas cidades vivas

Às 11h20, o economista e cientista político James Robinson aborda sozinho o tema As Origens da Prosperidade, seguido do lançamento, às 14h, do documentário Poverty Inc. Às 14h10, Diogo Costa, diretor do Instituto de Inovação e Governança recém-lançado pelo Livres; Lawrence Reed, presidente do Foundation for Economic Education, um dos institutos de economia mais respeitados nos Estados Unidos; e Ricardo Gomes, secretário de desenvolvimento em Porto Alegre e ex-presidente do IEE, compõem a mesa sobre o tema Economia: Liberdade ou Intervenção.

Mais tarde, às 15h40, mais propriamente dentro do tema geral, sob o título Cultura da Democracia, reúnem-se o filósofo e colunista da Folha de São Paulo, Luiz Felipe Pondé, e o secretário adjunto da Cultura de Porto Alegre, Eduardo Wolf, doutorando em Filosofia pela USP. Às 17h10 ocorre a solenidade de entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas, a serem conferidos, respectivamente, ao site Spotniks, na figura de Felippe Hermes, e ao fundador e CEO da startup de serviços financeiros Nubank, David Vélez.

Leia também:  Fórum da Liberdade chama Michel Temer para debater papel dos três poderes

O evento termina às 18h10 com uma discussão sobre Os Limites da Democracia, realizada por Adriano Gianturco, professor de Ciência Política do IBMEC-MG, e Jeffrey Tucker, CEO do Liberty.me e editor executivo da Laissez-Faire Books.

Confira aqui a lista completa com horários e palestrantes oferecida pelo IEE.

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?