fbpx

Anarcocapitalista David Friedman é assunto de matéria no Valor Econômico

Conhecido acadêmico anarcocapitalista esteve por duas semanas no Brasil; matéria destaca suas opiniões libertárias e semelhanças e diferenças com o pai

Compartilhe

David Friedman (Foto: Reprodução / PUC Goiás)

O economista David Friedman, filho do notório Milton Friedman, da Escola de Chicago, foi tema de longa matéria no Valor Econômico no último dia 29. O texto abordou sua ideologia libertária e anarcocapitalista, sendo uma rara produção jornalística a dar destaque a um teórico que defende a inexistência do estado.

“Nenhuma atividade precisaria ficar nas mãos do estado”, diz o Valor ao resumir o sistema defendido por Friedman. A entrevista se deu por ocasião da visita do economista ao Brasil, onde ficou quase duas semanas fazendo palestras a convite da Students for Liberty – inclusive uma a portas fechadas para os filiados do Partido Novo em Belo Horizonte. O texto, assinado por Marcos de Moura e Souza, afirma ainda que Friedman tem um carreira “marcada por posições que nem os liberais dos EUA acham fáceis de engolir”.

Leia também:  Ex-NOVO, vereadora Mari Pimentel anuncia filiação ao Republicanos

[wp_ad_camp_1]

Friedman explicou ao Valor que serviços como a educação, a própria moeda, a segurança e a Justiça deveriam ser prestados por estabelecimentos privados, submetidos à concorrência, sem imposições de um governo. Ele conclui a matéria resumindo suas semelhanças e diferenças em relação ao pai: “Sobre uma sociedade totalmente privada, sua visão era que talvez funcionasse, mas provavelmente não; e minha visão era que talvez não funcionasse, mas provavelmente sim”.

[wp_ad_camp_3]

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?