fbpx

MBL venceu outros movimentos populares de rua, aponta ‘Estadão’

Análise do colunista José Roberto de Toledo levou em consideração números de engajamento nas redes sociais
Kim Kataguiri liderou milhões de pessoas nas grandes manifestações que levaram ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (Foto: Divulgação / Facebook)

Compartilhe

Kim Kataguiri, coordenador nacional do Movimento Brasil Livre, é uma das principais personalidades do MBL (Foto: Divulgação / Facebook)

O jornalista José Roberto de Toledo, coordenador do “Estadão Dados” e autor do blog “Vox Publica”, vinculado à versão digital do jornal O Estado de S. Paulo, publicou nessa segunda-feira (18) uma análise sobre os movimentos de rua que pediam a queda de Dilma Rousseff. Sua conclusão foi que, passado um ano da queda da petista, o Movimento Brasil Livre, conseguiu se posicionar como o principal movimento de todos os outros, mantendo crescimento, influência e atuação firme com outras pautas.

Utilizando a ferramenta CrowdTangle, o especialista concluiu que o MBL “se consolida como principal movimento político virtual brasileiro, ultrapassando concorrentes como Vem Pra Rua e Movimento Contra Corrupção”. Segundo Toledo, o movimento tem apresentado mais interações e crescimento no Facebook, além de atuar como importante influenciador nas páginas dos pré-candidatos à presidência de república.

Leia também:  Glauber Braga chuta e empurra Costenaro na Câmara

[wp_ad_camp_1]

Outro ponto salientado por Toledo é a diversificação de pautas do movimento. “Isso terá impacto ainda maior nas campanhas para as eleições de 2018 do que o movimento já teve dois anos antes”, escreveu. Em agosto, por exemplo, o MBL mobilizou manifestações Brasil afora em defesa do Escola Sem Partido.

+ Kim Kataguiri concede entrevista exclusiva ao Boletim, fala sobre sua trajetória e sobre o livro que lançará

+ “Se ele decidir concorrer, meu candidato em 2018 será o Kim Kataguiri”, diz Holiday, em entrevista ao Boletim

Assine o Boletim da Liberdade e tenha acesso, entre outros, às edições semanais da coluna panorama

plugins premium WordPress
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?